Um marco histórico tornou-se realidade em Jacundá, sudeste paraense, com a inauguração de um prédio exclusivo para o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), entregue na última quarta-feira (30), e representa um novo ciclo educacional para dezenas de estudantes com idade a partir de 15 anos.
O CEJA reúne uma equipe pedagógica em um prédio totalmente estruturado, com ambientes diversos que proporcionam qualidade ao ensino. Segundo o prefeito Itonir Tavares, que esteve presente na inauguração, o novo centro representa um compromisso com a valorização do ensino, priorizando uma atenção especial aos jovens e adultos.
Em Jacundá, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida desde a década de 1980, mas anteriormente acontecia em várias escolas da rede municipal. “Agora, o município conta com o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cristo Rei, um espaço totalmente dedicado a esse público, que precisa ter 15 anos completos”, explica Lêda A. Borges, coordenadora da unidade ao lado do professor Toni Gomes.
O Centro atende a modalidade EJA em dois formatos:
EJA Tradicional: com turmas noturnas de 1ª a 4ª etapas (alfabetização até o 9º ano).
EJA Combinada: com turmas diurnas e noturnas, voltada para estudantes de 3ª e 4ª etapas (6º ao 9º ano), que não conseguem frequentar regularmente todos os dias. Nessa modalidade, os alunos têm aulas com professores, tiram dúvidas e podem levar atividades para finalizar em casa, retornando na aula seguinte para concluir e realizar as provas das unidades estudadas.
Imagens: FSJ/Ascom PMJ
Matrículas
As matrículas para a EJA Combinada estão abertas. Se você tem 15 anos ou mais e deseja retomar os estudos do 6º ao 9º ano, procure a secretaria do CEJA Cristo Rei e volte a estudar imediatamente.
Mín. 19° Máx. 25°