Funcionando com uma nova estrutura, entregue na noite da última quarta-feira, 30 de outubro, pelo prefeito reeleito Itonir Tavares e sua equipe de gestão, o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) ampliará os atendimentos aos alunos com deficiência atendidos pela rede municipal de ensino público.
Durante a cerimônia de inauguração, Itonir Tavares destacou que “os investimentos na melhoria da qualidade de ensino de Jacundá têm valorizado todas as áreas. E, com esse novo prédio totalmente estruturado, essa qualidade será ainda maior.”
Alzira Alves, coordenadora do CAEE, explica que essa iniciativa “é um marco histórico para a cidade de Jacundá, desempenhando um papel fundamental na inclusão e desenvolvimento dos alunos da rede pública municipal, especialmente daqueles com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento, altas habilidades ou dificuldades de aprendizagem. Além disso, o centro oferece suporte psicológico aos professores e a todos os profissionais da educação, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento integral dos estudantes e educadores."
Desde o início de suas atividades em Jacundá, o CAEE já realizou mais de 500 avaliações psicopedagógicas e psicológicas, proporcionando apoio direto aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento ou altas habilidades. Os mesmos atendimentos oferecidos na cidade também são disponibilizados nas escolas rurais por meio de ações itinerantes, garantindo que todos os alunos tenham acesso a esses serviços essenciais. “Muitos desses alunos já foram encaminhados para avaliação médica com neuropediatras, neurologistas e psiquiatras. Atualmente, diversos alunos receberam laudos específicos, estão em tratamento com medicações adequadas e são acompanhados com intervenções precoces nas salas de recursos multifuncionais, além de outros tipos de apoio especializado”, acrescenta a coordenadora.
O CAEE também oferece orientação e apoio ao desenvolvimento social, emocional e escolar dos alunos, por meio de palestras e outras atividades, e realiza capacitações para os profissionais da educação em parceria com os professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Imagens; FSJ/Ascom PMJ
(Com informações de Alzira Alves)
Mín. 19° Máx. 25°