A campanha do Novembro Azul 2024, teve início nesta sexta-feira, 1, com uma ação na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A campanha tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
Em Marabá, as ações serão realizadas em todas as Unidades de Saúde com coleta para o exame PSA (antígeno prostático específico) e também testes rápidos de glicemia e aferição da pressão. Na manhã de hoje, os homens foram recebidos com equipes da SMS para a realização de exames e coleta de sangue.
“Estamos iniciando mais uma campanha que é de suma importância para a nossa comunidade de Marabá e dessa vez direcionado ao público masculino. Que os homens cheguem às Unidades Básicas de Saúde, assim como nos anos anteriores. Atenderemos os homens também no período noturno, para conseguirmos garantir que esse direito à saúde deles seja direcionado” explica a enfermeira Helane Moreira, Coordenadora da Saúde do Homem/SMS.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
Para este ano, a campanha visa também os servidores da Saúde, em hospitais e UBS, que em muitos casos, cuidam da saúde dos pacientes e acabam esquecendo de cuidar de si.
“A gente vai fazer um mês bem específico, voltado para a equipe que está dentro dos hospitais e UBS. Nós visualizamos a comunidade, há essa preocupação e o nosso servidor, muitas vezes fica para prestar assistência e não ser cuidado. Então, esse ano resolvemos fazer essa referência, onde vai ser feita a testagem e o processo da coleta do PSA”, pontua Sheila Macêdo, Diretora de Atenção Básica SMS.
A enfermeira Helane Moreira, Coordenadora de Saúde do Homem, recomenda que o paciente fique atento às recomendações antes de fazer a coleta para o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA).
“Para que você tenha esse direito e a gente não tenha a perda da amostra na hora de fazer a coleta do PSA, os homens precisam estar preparados. Três dias sem ter relação sexual, três dias sem andar de moto, bicicleta e nem montar a cavalo. Não precisa estar em jejum”, orienta.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
“Hoje iniciamos essa campanha, mas todas as unidades básicas estão o ano inteiro fazendo a coleta do PSA, cuidando um pouquinho da saúde do homem, verificando e prevenindo a diabetes, mas hoje a iniciamos oficialmente a campanha. Em novembro, teremos uma programação especial em todas as unidades, mas lembrando que o ano inteiro a gente precisa se cuidar”, enfatiza Mônica Borchart, Secretária Municipal de Saúde.
CAMPANHA NOVEMBRO AZUL 2024: Essa Luta é Nossa!
CRONOGRAMA I
COLETAS: Zona Rural
Horário: 8h às 12h
CRONOGRAMA II
COLETAS: Zona Urbana
Horário: 18h às 22h
CRONOGRAMA III
COLETAS: Secretarias e Departamentos Municipais
The post Novembro Azul: Lançamento da campanha de prevenção ao câncer no homem é realizado na sede da Secretaria de Saúde appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 19° Máx. 25°