Um morador de Jacundá, no sudeste do Pará, denunciou o acúmulo de lixo às margens de um rio que corta a cidade, registrando imagens que revelam a poluição no local. No vídeo, de pouco mais de um minuto e meio, é possível observar uma grande quantidade de resíduos, como sacolas plásticas, garrafas PET, recipientes de alumínio, garrafas de vidro e outros materiais descartados de forma inadequada.
Segundo a gravação, a área afetada seria próxima à primeira ponte da estrada Moran Madeira, às margens do Rio Arraias. O problema, conforme apontado pelo morador, é frequente e estaria relacionado ao comportamento de banhistas que utilizam o rio para lazer, mas deixam para trás um rastro de sujeira, prejudicando o meio ambiente. A Reportagem não conseguiu identificar o local exato.
"Primeiramente, quem consome lá deveria levar de volta seus resíduos, né? Aí eu queria ver se teria esse problema aí", comentou um dos moradores, demonstrando sua insatisfação com a falta de consciência ambiental de quem frequenta a área.
A situação gera preocupação entre a comunidade local, que teme que o acúmulo de lixo possa afetar ainda mais a qualidade da água e a fauna do rio. A denúncia traz à tona a necessidade de ações de conscientização e fiscalização para evitar que o local, que deveria ser um espaço de lazer e contato com a natureza, se transforme em um ponto de degradação ambiental.
Mín. 18° Máx. 20°