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Escolas estaduais concluem a primeira etapa da I Conferência Internacional Infantojuvenil

A Conferência nas escolas engajou estudantes do estado nas propostas de soluções sustentáveis para a agenda climática

21/09/2024 às 08h08
Por: Redação Fonte: Secom Pará
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Crédito: Divulgação
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A primeira etapa da 1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (CYC) - a I Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima, com o tema “Reflorestando Mentes”, foi realizada nesta semana. Iniciada na última segunda-feira (16) e concluída nesta sexta-feira (20), o evento promovido nas escolas estaduais, visou a mobilização de estudantes para apresentar projetos que contribuam com soluções para a agenda climática.

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Durante esses dias, as escolas da rede pública estadual realizaram eventos internos com apresentação de projetos ambientais, permitindo que os jovens apresentassem suas ideias inovadoras. As propostas submetidas serão analisadas pelas Comissões de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima (Comsus) das Diretorias Regionais de Ensino (DRE), que selecionarão os projetos entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. As propostas vencedoras da etapa serão apresentadas na culminância da CYC, realizada de 17 a 21 de março de 2025. Além disso, 144 estudantes embaixadores e seus professores orientadores também serão escolhidos nesse período de 30 setembro a 3 de outubro.

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"Entendemos que essa 1ª Conferência Internacional, que já está ocorrendo em suas etapas nas escolas, vem nessa perspectiva, principalmente de trazer essa juventude paraense para discutir sobre as mudanças climáticas e, logicamente, não podemos deixar de falar da justiça climática, principalmente à luz das discussões atuais. É fundamental abordar a questão ambiental, mas também discutir a parte social. Assim, entendemos que a justiça das comunidades tradicionais também deve ser incluída nesse debate, pois traz um discurso, uma experiência e uma vivência, essenciais para o engrandecimento desse processo. Nossas escolas passaram por esse processo de construção de suas propostas e passarão para uma etapa regional e depois para a etapa nacional e internacional com grandes projetos e experiências dos nossos alunos da rede estadual de educação do estado do Pará", pontuou Mauro Tavares, da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).

Na Escola Estadual Padre Francisco Berton, localizada na capital Belém, os estudantes apresentaram diversos projetos, que abordaram questões socioambientais, como soluções viáveis e sustentáveis para problemas de saneamento básico. Além disso, o evento contou com plantio de mudas, palestras e apresentações culturais dentro da temática ambiental.

“Nossa conferência, me encheu de orgulho e entusiasmo, oportunidade única da nossa escola dialogar, discutir e refletir. Vivemos em um momento em que as questões ambientais, como o desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas, estão no centro das preocupações globais. Por isso, é essencial que nossos jovens sejam os protagonistas dessa transformação, ajudando a reflorestar não apenas a terra, mas também as mentes e corações de todos à sua volta. Durante esta conferência, os estudantes tiveram a oportunidade de debater, aprender e compartilhar ideias inovadoras sobre como podemos cuidar melhor do nosso meio ambiente, preservando-o para as futuras gerações. Um espaço para ouvir as vozes do presente que construirão o amanhã”, enfatizou a diretora da Escola Estadual Padre Francisco Berton, Rosana Ribeiro.

Outra escola que incentivou os estudantes na proposição de soluções sustentáveis foi a Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém. Através do projeto “Espia Amazônia” a juventude direcionou suas pesquisas e sua dedicação à cultura e ao conhecimento ancestral local.

“Buscamos promover a integração da prática pedagógica entre a escola e a arte ceramista muito presente no nosso território. Além disso, também buscamos a valorização do saber e da cultura como o carimbó como um significativo fator para a sensibilização dos estudantes sobre as mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade ambiental. Ao reconhecer a relevância da Amazônia para a construção de sua identidade e economia, percebemos que os nossos estudantes estão sentindo um maior orgulho e pertencimento à região, fortalecendo sua autoestima e seu senso de comunidade. É assim que estamos construindo resultados com a participação ativa e inclusiva com os estudantes, através de cartilhas com temáticas sobre racismo ambiental e justiça climática, com vídeos, mapeamentos e outros materiais, sob a perspectiva do estudante”, explicou a orientadora do projeto, Ione Câmara.

Dalciani Barral da Cruz, é estudante da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Suboficial Edvaldo Brandão de Jesus e considera a Conferência como uma oportunidade para sua geração ser protagonista e promover a diferença.

“Para mim, a Conferência Enquanto Juvenil é uma oportunidade que muitas vezes nunca foi entregue a nós jovens. A oportunidade de debater sobre a educação e sobre um clima que é uma questão muito importante atualmente. Ainda mais que a nossa geração, acredito eu, que seja a geração que mudará a situação atual do nosso planeta. Através desse debate, a gente pode alcançar formas e meios para mudar algumas coisas que observamos nos dias de hoje. Muitas vezes os jovens, somos vistos como inexperientes, somos deixados de lado. E através dessa convenção, a gente terá a oportunidade de ter uma voz e falar o que acreditamos e o que achamos”, considerou a estudante.

Quem também participou das atividades propostas pela Conferência foi o estudante Felipe Henrique Cardoso da Trindade, que também está na 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Suboficial Edvaldo Brandão de Jesus. Ele enfatiza que o evento é fundamental para promover o conhecimento e participar de debates importantes como na COP 30.

“Essa conferência sobre educação e clima dentro da escola é de muita importância para que os alunos expandam os conhecimentos que eles já têm e se conscientizem da importância do meio ambiente. A conferência também é importante pela oportunidade que eles têm de debater sobre o futuro do meio ambiente em que vivemos e para que possamos atuar como protagonistas em futuros debates, como por exemplo, a COP30”, disse o estudante.

Durante a programação da Escola Estadual Suboficial Edvaldo Brandão de Jesus, foi proposto aos estudantes a discussão de ideias sobre a agenda ambiental e atividades na área arborizada da escola, promovendo proximidade com o meio ambiente.

A conferência:A Conferência Internacional de Juventude e Clima (CYC) é uma iniciativa inovadora do Governo do Pará, executada pela Seduc, que visa fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais e garantir sua participação ativa na COP 30, que ocorrerá em Belém no próximo ano. Essa Conferência é alicerçada em um dos objetivos da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará, que garante a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Ao proporcionar um intercâmbio de experiências entre estudantes amazônidas e jovens de diferentes regiões, a CYC busca estimular a criação de projetos que contribuam para a proteção do planeta. Este evento representa um marco histórico, que enfatiza a importância da educação ambiental e reafirma o Pará como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.

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