O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), participa nesta terça-feira (10), daFiesta Nacional de Brasil, naReal Fabrica de Tapices, em Madrid (Espanha). O evento é realizado anualmente em celebração ao aniversário de Independência do Brasil. Pela primeira vez, o evento será temático e terá o Pará como Estado homenageado, destacando a diversidade cultural da região amazônica.
Promovido pela Embaixada Brasileira de Madrid, em parceria com o Ministério do Turismo, a celebração da Independência do Brasil na embaixada é uma iniciativa do Itamaraty, que estará à frente de atividades que dizem respeito à diplomacia, política externa e divulgação da imagem do país no exterior, no intuito de fortalecer os laços culturais, econômicos e turísticos entre os países.
O Destino Pará será promovido com ações de gastronomia, os sabores da culinária paraense serão pelas mãos do chef Arturo Baez que apresentou aos convidados o arroz paraense. A programação artística conta com um projeto da artista visual Erica Saraiva que produziu uma grande tela com motivos amazônicos e material promocional do estado, folheterias (em espanhol e inglês e os vídeos promocionais de Belém e da COP-30). Além disso, terá a degustação de bebidas regionais, como as cachaças de jambu e açaí e o gin de jambu.
Segundo pesquisa da empresa de inteligência de dados Forwardkeys, a América Latina é o destino turístico de preferência na Espanha, e o Brasil ocupa a quarta posição nesse ranking. O Pará dispõe de produtos com perfis nos segmentos de Cultura, Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura, apontados pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) como um dos principais motivadores para o público europeu visitar o Brasil.
“O Destino Pará tem a capacidade de atender aos interesses do referido mercado, principalmente no cenário atual, que sinaliza uma ascensão do desejo por destinos que ofertem experiências em meio à natureza, tendo ainda a valorização de comunidades locais. O Estado também tem uma conectividade área facilitada com a Europa, são cinco voos semanais. Belém segue como única capital do Norte com voo direto para Lisboa, o que possibilita uma hora de voo para Espanha, fortalecendo a promoção do estado no mercado europeu”, explicou a diretora de produtos turísticos da Setur, Alessandra Pamplona.
De acordo com Eduardo Costa, titular da pasta do turismo, o Governo do Estado vem desenvolvendo, implementando e apoiando programas, projetos e ações que promovem e valorizam o potencial e o protagonismo da região amazônica no intuito de somar esforços na busca pelo desenvolvimento econômico da região, estimulado pelo desenvolvimento turístico.
“Participar deste evento é um instrumento importante para o desenvolvimento da atividade turística no Pará, oportunizando ao estado uma vitrine de suas experiências turísticas no mercado europeu, destacando que a Espanha é um dos maiores emissores de turistas europeus ao Brasil. A Setur vem implementando ações de promoção com o foco numa gestão descentralizada do turismo no estado com intuito de aumentar o fluxo de turistas internacionais no Pará”, avaliou o secretário.
Mín. 17° Máx. 24°