Uma moradora da cidade de Jacundá, na região sudeste do Pará, perdeu R$ 7.450,00 em duas transferências bancárias, após ser vítima de um golpe. A ação criminosa começou com mensagens enviadas pelo WhatsApp, usando a foto da filha da vítima. Apesar de tentar recuperar o dinheiro, a mulher não obteve sucesso. O crime ocorreu no início deste mês.
Conforme registrado em um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Jacundá, a vítima relatou ter recebido uma mensagem de um número desconhecido, mas que exibia a foto de sua filha no perfil. O golpista alegava ter trocado de número de celular e pediu ajuda para realizar alguns pagamentos.
Confiando que estava ajudando a filha, a mulher seguiu as instruções do golpista e fez as duas transferências para contas de pessoas desconhecidas. Após ser alertada sobre o golpe, ela tentou acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do PIX disponível desde 2021, que facilita a devolução de valores em casos de fraude. O MED permite o bloqueio dos recursos na conta recebedora após uma reclamação de fraude, possibilitando que o banco avalie o caso e, se necessário, devolva o dinheiro.
Segundo dados do Banco Central do Brasil (BC), até julho deste ano, mais de 2,5 milhões de pedidos de devolução por fraude foram registrados pelo MED. No caso da moradora de Jacundá, no entanto, não foi possível recuperar o valor transferido.
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