Acompanhado da vice-governadora, Hana Ghassan, e da primeira-dama, Daniela, o governador Helder Barbalho visitou a 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes no início da noite deste domingo, 18, segundo dia da programação que ocorre no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia até o dia 25 de agosto.
Eles foram recebidos por uma numerosa revoada de pássaros juninos, que guiaram todo o passeio do chefe do Executivo paraense pelos estandes. No espaço Arena das Multivozes, bem na divisa entre os dois pavilhões, ele se juntou aos homenageados desta edição, o escritor e poeta Juraci Siqueira, e a mestra de cultura popular Iracema Oliveira.
"Temos esses dois fenômenos, essas duas figuras que representam o talento, a qualidade da literatura e de tudo aquilo que é o conhecimento literário do nosso Pará. Agradeço muito a vocês por emprestarem as suas histórias para que nós possamos aqui mostrar e valorizar a nossa cultura, a nossa arte", destacou o governador Helder Barbalho.
Ele também agradeceu ao time da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), responsável pela realização da Feira, e da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), bem como aos expositores e visitantes.
"Aqui a gente buscar fazer um grande encontro de todos os tantos e ricos movimentos culturais do Pará para mostrar, para valorizar, para prestigiar", reforçou Helder Barbalho.
O governador destacou, ainda, a importância do CredLivro, o benefício de R$ 200 garantido a 15 mil servidores da Educação Pública para compra de itens vendidos no Hangar durante a Feira.
"Uma alegria nós estarmos disponibilizando por mais um ano o importante incentivo ao acesso literário para os nossos professores e professoras, para que possam estar cada vez mais qualificados e preparados para uma boa educação", declarou.
Helder fez questão de reconhecer o envolvimento coletivo de todos em favor da transformação do cenário educacional do Pará.
"Nessa semana saiu o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb e nós saímos de 26º lugar para 6ª melhor educação. É o maior crescimento da história do Ideb no Brasil, e isso é fruto dos maravilhosos educadores e alunos, dos servidores da Educação, vigilantes, merendeiras dos pais, das mães. Não teríamos conseguido esse resultado sem um envolvimento coletivo em favor da transformação da Educação", enfatizou.
Mín. 14° Máx. 19°