A tecnologia 5G, ferramenta que já é realidade em vários países do mundo, deve chegar definitivamente a 53 municípios do Pará ainda este ano, de acordo com o Ministério de Telecomunicações. Em uma lista divulgada pela pasta constam os nomes das cidades paraenses aptas a receber o serviço. Ao todo, 203 municípios de oito estados brasileiros estão entre os autorizados a receber a infraestrutura da quinta geração do serviço móvel pessoal.
De acordo com as regras do Edital 5G, dois requisitos são necessários para a liberação da faixa. O primeiro é a instalação de filtros para atenuar as interferências nas estações que recebem o Serviço Fixo por Satélite - as estações profissionais - que operam na Banda C. Outra determinação diz respeito à distribuição dos kits de banda Ku para as famílias de baixa renda que assistem a TV Aberta pela antena parabólica.
Com uma taxa de transmissões pelo menos 20 vezes mais rápida que a 4ª geração, a tecnologia 5G pode resultar em uma série de transformações para as localidades. Além disso, o recurso reduz o consumo de bateria dos aparelhos eletrônicos, sendo mais econômico.
Confira os municípios liberados para receber o 5G:
Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Breves, Capanema, Marabá, Parauapebas, Santarém, São Félix do Xingu, Peixe-Boi, Bonito, Terra Alta, Barcarena, Bujaru, Inhangapi, São Francisco do Pará, São João da Ponta, Sapucaia, Abel Figueiredo, Belterra, Itupiranga, Ipixuna, Nova Timboteua, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Água Azul do Norte, Aveiro, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Curuá, Eldorado dos Carajás, Mojuí dos Campos, Igarapé-Açu, Prainha, Santa Maia do Pará, São Caetano de Odivelas, Altamira, Salinópolis, Bragança, Abaetetuba, Cametá, Itaituba, Paragominas, Tailândia, Tucuruí, Moju e Ulianópolis. (Fonte: O Liberal, de Belém)
Mín. 19° Máx. 25°